A abertura de uma novela é o cartão de visitas, é a embalagem de um produto audiovisual. Em poucos minutos, por meio da arte da edição, é possível transmitir a ideia geral de uma determinada história. Neste post, enumeramos as cinco melhores aberturas de novelas brasileiras de 2018. Cabe lembrar que esta lista é subjetiva e que cada um terá a sua, baseada em critérios pessoais.
1º lugar - Deus Salve o Rei (Globo): Nesta história ambientada na era medieval, o amor entre um rei e uma plebeia tinha como obstáculos os interesses e conflitos de dois reinos vizinhos. A abertura, desenvolvida pela produtora Lightfarm Brasil, usou técnicas de modelagem 3D, que permitem a construção de personagens e cenários com grande realismo. O cenário principal é de um campo de batalha, em que a câmera vai sobrevoando e mostrando os mínimos detalhes. O tema Scarborough Fair, interpretado pela cantora norueguesa Aurora, caiu como uma luva para esta belíssima sequência.
Créditos: Rede Globo / © UMG
2º lugar - Jesus (Record TV): Cercada de grandes expectativas, "Jesus" emocionou o público com sua abertura. Nesta sequência, que usa técnicas de computação gráfica, são retratadas as principais passagens da vida do filho de Deus, assim como alguns símbolos marcantes de sua história, como a cruz e a coroa de espinhos, as trinta moedas de prata que Judas recebeu para entregar Jesus, o Espírito Santo representado pela pomba branca, entre outros. Diferente das outras produções bíblicas produzidas pela Record TV e Casablanca, que usaram temas instrumentais em suas aberturas, "Jesus" conta com um tema musical: Precioso é interpretado pelo cantor e compositor Kildson Araújo.
Créditos: Record TV
3º lugar - As Aventuras de Poliana (SBT): Se pensarmos em animação, a abertura de "As Aventuras de Poliana" já ganhou disparada no quesito fofura. Explorando a personalidade otimista da personagem título, a sequência ilustra situações adversas em que é possível ver o lado bom das coisas. A letra do tema principal, intitulado O Meu Nome é Poliana, já é um convite ao embarque nesta jornada de fantasia.
Créditos: SBT
4º lugar - Orgulho e Paixão (Globo): Usando técnicas tradicionais de animação, em que cada frame é desenhado individualmente, a abertura de "Orgulho e Paixão" está inspirada nas obras do pintor francês Toulouse Lautrec e levou três meses para ficar pronta. Usando referências de linguagem do universo dos filmes e livros de Jane Austen, a sequência apresenta as características principais das cinco protagonistas. O campo de café, os casarões, as fazendas e a ferrovia fazem referências à época em que a trama está ambientada.
Créditos: Rede Globo / © Warner Music
5º lugar - O Sétimo Guardião (Globo): Assim como a história, a abertura de "O Sétimo Guardião" é bastante misteriosa. As sequências de giros nos remete à ideia da montagem de um cubo mágico, em que todos os segredos e personagens são revelados simbolicamente. O gato é quem tudo vê e tudo sabe, cabendo a ele costurar toda a abertura.
Créditos: Rede Globo / © Warner Music