A abertura de uma novela é o cartão de visitas, é a embalagem de um produto audiovisual. Em poucos minutos, por meio da arte da edição, é possível transmitir a ideia geral de uma determinada história. Neste post, enumeramos as cinco melhores aberturas de novelas mexicanas de 2018. Cabe lembrar que esta lista é subjetiva e que cada um terá a sua, baseada em critérios pessoais.
1º lugar - Amar a Muerte (Televisa): De um altar em oferenda ao dia dos mortos saiu a ideia desta abertura. Ilustrando a troca de corpos entre os personagens desta história e a interferência da morte neste processo, a sequência se alterna entre inserções de imagens em pequenas molduras com cenários de chroma key trabalhados na pós-produção. Bastante engenhosa, a abertura trabalha com movimentos de câmera e revela novos cenários a cada instante, explorando todos os cantos do altar.
Créditos: Televisa / © Sony Music
2º lugar - Y mañana será otro día (Televisa): Criativa, descolada e veloz, é assim que defino a abertura de "Y mañana será otro día". Recriando a rotina diária de Mónica, uma eficiente e dedicada secretária, a sequência traz momentos descontraídos. A edição ágil acompanha as batidas do tema musical Insomnio, interpretado por Aleks Syntek, e apresenta todos os personagens da trama. A ideia de quebrar a sequência com uma coreografia (que assumo ter feito várias vezes em frente à TV) foi genial, transformando a abertura em um verdadeiro videoclipe viciante de assistir.
Créditos: Televisa / © Sony Music
3º lugar - La Taxista (Imagen Televisión): Apostando na boa novela rosa, o Imagen Televisión vem conseguindo bons resultados com "La Taxista". Sua abertura, relativamente simples, combina cenas da novela com gravações em cenários de chroma key, além de muitos efeitos de transição (estilo Windows Movie Maker) em quase todas as imagens. O tema Colgando en tus manos, interpretado por Carlos Baute e Marta Sánchez, não é recente, mas transmite toda a essência desta história. Mesmo com a pouca complexidade da sequência, não deixa de ser um bom trabalho.
Créditos: Imagen Televisión / © Warner Music
4º lugar - Hijas de la Luna (Televisa): Apostando novamente em novelas juvenis, "Hijas de la Luna" narra a história de 4 garotas de cidades diferentes, que são filhas do mesmo pai, têm a mesma idade e possuem a mesma marca de nascença: uma lua. Partindo desta ideia, a abertura mostra as quatro protagonistas saindo de suas cidades, tirando suas roupas e partindo para a praia, em Mazatlan, cenário principal desta história e onde vive o pai das "filhas da lua". Irmãs, mas de personalidades diferentes, na sequência cada uma encontra o respectivo príncipe para chamar de seu.
Créditos: Televisa
5º lugar - Tenías que ser tú (Televisa): Planos sequência são trabalhosos, mas geralmente rendem ótimos resultados e em "Tenías que ser tú" não foi diferente. Neste caso, vários planos sequências foram gravados e a edição tratou de fazer os devidos ajustes: aceleração em pontos estratégicos e a união de todos os planos, formando uma sequência uniforme, na qual aparentemente os acontecimentos se desenvolvem em ordem cronológica.
Créditos: Televisa / © Sony Music
Olá, tudo bem? Neste ano, não tivemos grandes novelas. Somente salvo O Tempo Não Para com algumas ressalvas. Aproveitoa mensagem para desejar um ótimo ano novo. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir