Notícias

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Aberturas de Novelas - Salomé (Televisa, 2001)

Pôster da novela "Salomé"
Divulgação: Televisa

Em 2001, Juan Osorio realizou a produção de "Salomé" para a Televisa. Escrita por Marcia del Río, a novela é uma adaptação de "La Colorina", história escrita por Arturo Moya Grau, que ganhou sua primeira versão para TV em 1977, no Chile. Três anos depois, em 1980, a Televisa faria sua primeira versão mexicana, sob o título de "Colorina".
A história de "Salomé" começa em 1980 na Cidade do México, onde Fernanda Quiñones (Edith González), conhecida artisticamente como Salomé, trabalha como dançarina em um cabaré na sala de espetáculos D'Rubí, juntamente com sua amiga Karicia (Niurka Marcos). 
Um dia, as duas chegam embriagadas à casa da milionária família Montesinos, onde Salomé conhece Julio (Guy Ecker). Ele está casado com Ángela (Mónica Sánchez), uma mulher doente que não pode ter filhos. Diego (Sebastián Ligarde), o irmão de Ángela, foi quem trouxe as dançarinas do cabaré para a casa. Ao longo do tempo, Salomé e Julio se encontram várias vezes, sempre movidos pela atração.
Acostumada a manipular toda a família Montesinos, Lucrecia (María Rubio), a mãe de Julio, está obcecada para que seu filho lhe dê um neto para herdar a sua fortuna. Ciente de que Ángela não pode ter essa criança e que Julio está envolvido com a dançarina, Lucrecia propõe a Salomé para que ela seja a mãe desta criança. Salomé aceita e engravida pouco tempo depois. No entanto, ao saber que Julio não vai deixar sua esposa e que Ángela vai criar o bebê como seu filho, Salomé se arrepende e decide fugir da Cidade do México com o recém-nascido e dois outros bebês abandonados por uma vizinha, cujo pai não tem condições de cuidar. Por terem nascido na mesma época, Salomé tem a ideia de registrar os bebês e seu verdadeiro filho como trigêmeos.
Depois de 20 anos, Salomé, que agora utiliza o seu verdadeiro nome "Fernanda", torna-se uma rica mulher de negócios que deixou para trás sua vida no cabaré e vive com seus três filhos, José Armando (José María Torre), José Miguel (Ernesto D'Alessio) e José Julián (Rafael Amaya). 
Em seu retorno ao México, ela reencontra a velha amiga Karicia, que leva uma vida miserável após o fracasso da sua relação sofrida com os maus tratos de Lucho (José Roberto Cantoral). Mas as coisas se complicam quando ela fica frente a frente com Julio e sua mãe, que querem saber a todo custo qual dos três jovens é o verdadeiro herdeiro da família Montesinos.
Em "Salomé" houve uma mudança bastante sutil no perfil da protagonista. Nas versões anteriores, a personagem principal era uma prostituta. Nesta adaptação, Salomé era dançarina de uma casa de espetáculos. Mesmo com esta mudança, nada impediu que Edith González esbanjasse sensualidade em seus números musicais.
"Salomé" estreou no SBT em Março de 2002, quando a trama ainda estava sendo exibida no México. A escolha por uma trama que ainda não tinha sido concluída foi provavelmente baseada na boa repercussão que a história estava alcançando. Apesar de trazer uma boa história, "Salomé" ficou aquém das expectativas do SBT. Entretanto, a trama manteve um público cativo durante toda a sua transmissão.
Na coluna desta semana, confira uma das aberturas de "Salomé". A novela teve três aberturas diferentes: duas para a primeira fase e somente uma para a segunda fase. Esta, em questão, foi a única a não ser exibida pelo SBT. O tema principal, intitulado Si Tu Quisieras, é interpretado pela dupla Los Temerarios.

Créditos: Televisa

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? lembro dessa novela exibida no SBT. Acho que era exibida na faixa das 18 horas. Realmente não ganhou expressiva repercussão. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir