Foto: Reprodução
A partir de hoje, dia 9 de Dezembro, "O Clone" está de volta no Canal Viva. Produzida em 2001 pela TV Globo, a novela é um dos grandes sucessos da dramaturgia nacional da última década.
A história de "O Clone" começa há dezoito anos, quando Jade (Giovanna Antonelli) ficou órfã e voltou para o Marrocos, onde passou a viver com o tio Ali (Stênio Garcia), a prima Latiffa (Letícia Sabatella) e Zoraide (Jandira Martini). Lá, ela tem que se reconciliar com a religião de sua família, totalmente formada por muçulmanos, e conhece Lucas (Murilo Benício), que está de férias na África. Mas uma série de fatos impede a união do casal. O primeiro deles é a oposição de Ali, que obriga Jade a seguir os ensinamentos do Alcorão, livro sagrado islâmico, e arranja para a moça um casamento com Said (Dalton Vigh), mesmo com toda a rebeldia da sobrinha. Diogo (Murilo Benício), irmão gêmeo de Lucas, morreu em consequência da explosão de seu helicóptero no Rio de Janeiro.
Antes da tragédia, Diogo estava no Marrocos com o irmão e havia brigado violentamente com o seu pai, o milionário Leônidas Ferraz (Reginaldo Faria), por este tê-lo preterido em favor de Yvete (Vera Fischer), mulher com quem o rapaz teve uma aventura amorosa sem saber que era a namorada de seu pai, na noite anterior à chegada dele ao Marrocos.
O falecimento de Diogo causa um profundo remorso em Leônidas, que passa a fugir constantemente de Yvete, cujas intrigas causaram desentendimentos entre pai e filho. Apesar das mágoas, Leônidas exige de Lucas que cuide de suas empresas. O rapaz, retraído e sonhador, bem diferente do falecido irmão, almeja ser músico. Mas Leônidas não ouve seus argumentos e seus projetos não são concretizados. Com as pressões do pai, o jovem é obrigado a abandonar Jade, o seu grande amor. É a partir daí que começa a se desenrolar a trajetória de sua infeliz união com Maysa (Daniela Escobar), que foi namorada do Diogo anteriormente. Os dois viverão discutindo e com isso, Mel (Débora Falabella), a filha do casal, se envolverá com drogas.
Quem não se conforma com a morte de Diogo é o seu padrinho, o cientista Augusto Albieri (Juca de Oliveira), que decide fazer um clone de Lucas a partir de uma célula somática. A célula é introduzida em segredo nos óvulos colhidos em laboratório vindos de Deusa (Adriana Lessa), uma manicure que almeja ter um filho por meio da inseminação artificial. Entretanto, ela desconhece a verdade: não houve nenhuma fertilização de seus óvulos com o sêmen de um doador qualquer, e sim, a experiência genética de Albieri. Por isso, Deusa não é a mãe de Léo (Murilo Benício) e apenas serviu como mãe de aluguel para o clone de Lucas.
"O Clone" é uma história de Glória Perez, com direção de Teresa Lampreia e Marcelo Travesso. A direção geral é de Jayme Monjardim, Mário Márcio Bandarra e Marcos Schechtmann. A novela ocupará a faixa das 11 da noite do canal pago, com reprise à 1 e meia da tarde.