Há alguns anos, o horário das 19 horas da Rede Globo, traz histórias com toques de comédia e em 1992 não foi diferente. Silvio de Abreu escreveu a bem-sucedida "Deus nos Acuda" ao lado de Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral. A direção geral da trama esteve nas mãos do experiente Jorge Fernando.
A novela conta a história de um anjo que tem a missão de cuidar do Brasil. Ao saber que Deus ordenou sua ida à Terra para fazer o país crescer, Celestina (Dercy Gonçalves) se desespera. Com a ajuda do anjo Gabriel (Cláudio Corrêa e Castro), ela consegue permanecer no céu por mais seis meses, desde que consiga transformar um cidadão brasileiro em uma pessoa de bem, honesta e trabalhadora.
Para sua missão, ela escolhe a bela Maria Escandalosa (Cláudia Raia), filha do trambiqueiro Tomás Euclides (Jorge Dória). Ela vive com o pai na pensão de Dona Armênia (Aracy Balabanian), uma mulher que chora o abandono de "suas três filhinhas": Geraldo (Mercello Novaes), Gerson (Gerson Brenner) e Gino (Jandir Ferrari). Maria é uma pessoa de bom coração, mas não é um modelo de honestidade.
Celestina passa a zelar pela vida da jovem na Terra. Entretanto, a trambiqueira não sabe que é objeto de atenção divina, e muito menos que é vigiada dia e noite. Maria se envolve com o milionário Ricardo (Edson Celulari), filho do empresário Otto Bismark (Francisco Cuoco). Ela é correspondida, mas não consegue revelar a ele que ganha a vida aplicando golpes.
Em "Deus nos Acuda", Cláudia Raia e Edson Celulari iniciaram um romance na vida real e permaneceram juntos por muitos anos. Outra curiosidade desta trama foi a volta da personagem Dona Armênia, que originalmente fazia parte da novela "Rainha da Sucata", outra trama de sucesso de Silvio realizada em 1990. A personagem caiu tanto no gosto do público, que o autor decidiu encaixá-la nesta trama e garantiu muitos momentos hilários. Não podemos nos esquecer dos seus três filhos que faziam parte do núcleo da personagem e que também foram aproveitados na história.
A abertura desta novela é uma das mais emblemáticas e nunca esteve tão atual. Satirizando a corrupção do nosso país, um mar de lama invade uma festa da alta sociedade e vai consumindo tudo o que está pela frente. No final, tudo se escoa por um ralo, que na verdade é o mapa do Brasil. Para a música principal, Gal Gosta interpreta o tema Canta Brasil. Sem sombra de dúvidas, esta abertura foi um dos trabalhos mais originais e marcantes da TV. Vamos relembrar?
Olá, tudo bem? Como posso ser mais velho q você..Rs.., eu assisti Deus Nos Acuda em 1992... A novela não foi um graaaande sucesso na época... Para os parâmetros daquele período. Apenas passou. Por isso mesmo, a reprise no Vale a Pena Ver de Novo surpreendeu e muito.. Não deveria ter repeteco...Abs, fabio www.tvfabio.zip.net
ResponderExcluirOlá Fábio, tudo bem? Não sou não novinho assim... Rsrsrsrs. Também acompanhei a novela na época. Mas obrigado por me julgar mais jovem do que sou! Obrigado pela visita!
Excluir