A abertura de uma novela é o cartão de visitas, é a primeira impressão que fica. Noveleiro de verdade sempre espera para ver pela primeira vez como é a abertura daquela nova novela. Quem nunca fez isso? Neste post, selecionamos as melhores aberturas de novelas brasileiras que rolaram em 2016.
1º lugar - Velho Chico (Rede Globo): Por meio das cores e dos traços dos artistas Mello Menezes e Samuel Casal, são ilustradas várias histórias. No painel de MDF de 1,80 metro por 1 metro, que levou cinco dias para ficar pronto, vemos ao centro a índia Iati, cujas lágrimas derramadas após a partida de seu amado são as responsáveis pelo nascimento do São Francisco. A sequência é acompanhada pela música Tropicália, regravada por Caetano Veloso, com arranjos de Tim Rescala e participação da Orquestra de Heliópolis, comunidade da zona sul de São Paulo.
2º lugar - Carinha de Anjo (SBT): Colorida, divertida e fofíssima ao extremo são alguns dos adjetivos para falar sobre esse trabalho. Misturando animação e live action a abertura de "Carinha de Anjo" mostra como a personagem principal, Dulce Maria, percebe o mundo à sua volta. A voz de Lucero é a cereja do bolo.
3º lugar - Escrava Mãe (Record TV): A abertura da terceira colocada mistura cores e texturas para recontar a história e a luta dos escravos. Os pingos de tinta criam movimentos e formam as imagens em sequência. A música tema chama-se Anos Solidão e foi composta por Lulli Chiaro, cantor, compositor e pianista.
4º lugar - Êta mundo bom! (Rede Globo): A abertura da quarta colocada faz um recorte de cenas alternando animais da fazenda, como galinhas e porcos, com imagens do protagonista em suas peripécias e imagens de São Paulo na década de 1940. A locução inicial "Rede Globo apresenta: Êta Mundo Bom!", faz referência às radionovelas, um grande sucesso na época em que esta história foi ambientada.
5º lugar - A Terra Prometida (Record TV): A quinta colocada investiu na animação para compor a vinheta de abertura. Na sequência foram ilustrados os pontos mais importantes da trama como a abertura do Rio Jordão e a queda das muralhas de Jericó. O uso da música instrumental foi um grande acerto e deu dramaticidade à sequência.
0 comentários:
Postar um comentário