Notícias

segunda-feira, 23 de março de 2015

As adaptações de Novelas Brasileiras no Mundo - Parte 5

Novela Dona Beija 
Rede Manchete, 1986

DONA BEIJA - 1986

Dona Beija foi um dos grandes sucessos da extinta Rede Manchete. Exibida em 1986, com 89 capítulos, foi protagonizada por Maitê Proença. Baseada na obra de Agripa Vasconcelos, teve a adaptação do escritor Wilson Aguiar Filho e direção de David Grimberg e Herval Rossano. A novela conta a história de Ana Jacinta de São José, conhecida como Dona Beija, na cidade mineira de São Domingos do Araxá, no século XIX. 
Após ser testemunha da morte de seu avô, Beija é sequestrada por Mota (Carlos Alberto) e levada para a Vila de Paracatu, onde o ouvidor mora em um belo casarão. Para se vingar, Beija passa a servir os homens da região em sua casa em troca de joias e ouro, aproveitando as saídas de Mota.
Quando foi chamado pelo imperador para instalar-se na Corte, Beija é abandonada por Mota, mas não fica desamparada, pois naquele momento já havia juntado uma grande fortuna. Ela sai em busca de sua grande paixão, mas sofre uma grande decepção. Com a recusa de Antônio (Gracindo Junior), Beija funda a Chácara do Jatobá, um bordel que prospera na cidade, fazendo com que ela se torne um mito como cortesã.

Pôster da novela "Doña Bella"
Divulgação: RCN Televisión

DOÑA BELLA - 2009

O Canal Colombiano RCN produziu em 2009 para a emissora americana Telefutura (hoje chamada de Unimás) a telenovela Doña Bella. Protagonizada por Zharick León e Fabián Rios, teve 123 capítulos. A produção foi ambientada em Bogotá sob a direção de Toni Navia. A adaptação da novela brasileira foi realizada pela escritora Daniela Castagno. A principal mudança entre a nova versão e a original é o tempo em que a história é contada. Todo o contexto histórico foi retirado e as situações criadas foram adaptadas para os tempos atuais. Este projeto foi bem recebido no mercado internacional e foi exibido em diversos países. Confira abaixo a abertura da versão hispânica.

0 comentários:

Postar um comentário