Notícias

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Lo Imperdonable - Ponto de Vista


Na última segunda, dia 20 de Abril, estreou no México a telenovela "Lo Imperdonable". A nova produção de Salvador Mejía era muito esperada, pois traria de volta à TV a atriz Ana Brenda Contreras ao horário nobre depois do sucesso arrasador de "Corazón Indomable". 
A nova novela das 9 da Televisa é mais uma releitura de "La Mentira". Para se ter uma ideia, este é o décimo remake desta história. O público brasileiro conhece duas destas versões: "La Mentira", produzida em 1998 pela Televisa e exibida pelo SBT em 2000. Kate Del Castillo e Guy Ecker eram os protagonistas. A outra versão que já conhecemos é "Corações Feridos" que o próprio SBT produziu em 2012, com Patrícia Barros e Flávio Tolezani como protagonistas. Dentre todas as versões existentes, houve pequenas mudanças, mas a essência foi sempre a mesma. Então, o que esperar da versão de 2015?
O processo de produção foi marcado por boatos. Primeiramente foi noticiado que o tema principal da novela seria um dueto de Ricky Martin e Thalía. O que não se concretizou. Também havia rumores de que "Lo Imperdonable" teria tramas de "Ezel", uma novela turca de grande sucesso. Outra notícia que ficou somente nos boatos.
De um modo geral, a novela está belíssima. Houve um grande empenho da produção em trazer excelentes imagens, principalmente de suas locações. As paisagens da Mina Escondida são de encher os olhos. Que água limpa é aquela? Quem dera se toda água fosse daquele jeito. Outra coisa que chamou atenção é que alguns personagens tem características bem marcadas para cada situação: Verónica (Ana Brenda) tem um vestuário de cores escuras em situações em que sua personagem precisa ser mais forte e em outros casos, a vemos com cores claras, como o branco para caracterizar seu lado "puro" como toda protagonista mexicana.
Virginia (Grettell Valdez) tem um processo muito semelhante. Nos primeiros capítulos vimos a personagem com tons de rosa, tiaras e até laços no cabelo. Muito frágil, delicada, quase virginal. Nas chamadas a vemos com vermelho para ressaltar que esta moça tão delicada não é tão frágil assim. Ela pode ser muito perigosa.
Com certeza o processo mais estranho de caracterização foi o de Sergio Sendel. Para seu personagem Emiliano, a produção deve ter quebrado a cabeça para rejuvenescê-lo, pois é notório que ele é velho para o personagem, mas ainda assim a produção fez o que pôde. Até mais cabelo ele aparenta ter.
As atuações estão no ponto. O protagonista Martín (Iván Sánchez) está muito bem, boa escolha. Destaque para Mar Contreras que está com um visual indígena para sua personagem Nancyaga. Sua forma de falar deixa ainda mais convincente a caracterização. Acredito de Claudia Ramírez terá grande espaço na trama. Sua personagem será muito importante na história.
Apesar de uma boa apresentação, a primeira semana se mostrou lenta, pois já sabíamos o que ia acontecer em seguida. O roteiro de "La Mentira" estava ali, mas o que a novela trará de novo se já foi remakeada várias vezes?
Como já havia sido noticiado, além do roteiro de "La Mentira" será adicionada mais duas histórias de Caridad Bravo Adams: "Lo Imperdonable" (Televisa, 1975), mesclado com outra história inédita para a TV chamada "Tzintzuntzan. La noche de los muertos". Esta última servirá de base para traçar a trama do núcleo de Pablo (Sebastián Zurita) e Ana Perla (Gaby Melado).
É muito cedo para dizer se a novela vai engrenar. Os novos ingredientes irão aparecer nos próximos capítulos e isso pode nos distanciar daquela sensação de que estamos vendo a mesma coisa de novo. Vamos aguardar e ficar na torcida.

Um comentário:

  1. Melhor Novela que já vi em toda minha vida... me apaixonei por Ana Brenda, que atriz maravilhosa... Parabéns para toda equipe!!!

    ResponderExcluir