Na última segunda-feira estreou na Rede Globo "A Regra do Jogo". A novela era muito esperada pois marca o retorno do escritor João Emanuel Carneiro depois do grande sucesso de "Avenida Brasil" e traz um produto novo para tentar melhorar os índices de audiência deixados por "Babilônia".
O autor aposta mais uma vez na dualidade dos personagens, fórmula já usada em "A Favorita" e "Avenida Brasil". A novela começou com um excelente ritmo e inovou na apresentação da história. Temos a sensação de que estamos vendo um seriado. A ideia de começar cada capítulo com um título foi muito bem acertada. A história parece muito bem amarrada e promete muitas reviravoltas.
No primeiro capítulo a trama se concentrou em Tóia (Vanessa Giácomo), Romero Rômulo (Alexandre Nero) e Atena (Giovanna Antonelli), mas quem roubou a cena foi Cássia Kiss na pele de Djanira. Não há papéis pequenos quando são interpretados por grandes atrizes. Alexandre Nero tinha um grande desafio: apagar a imagem do Comendador José Alfredo. Felizmente, o trabalho realizado pelo ator conseguiu este mérito.
Como pontos negativos aponto de uma forma geral a concepção de cenas muito escuras. Este é um recurso empregado no cinema e que tem sido usado desde "Império". Visualmente é bonito, mas pode se tornar incômodo no decorrer dos capítulos. Outro ponto a rever é a atuação de Giovanna Antonelli. Também estou de acordo que está acima do tom. A cena em que sua personagem consegue entrar na casa de Sumara (Karine Teles) e decide quebrar tudo o que via pela frente foi completamente dispensável. O mesmo vale também para a cena em que Romero Rômulo chega ao seu apartamento luxuoso depois do assalto ao banco e "dá uma surtada". Como última observação, creio que as novelas das 21 horas devem pegar um pouco mais leve na abordagem dos assuntos e na criação de situações. O público quer chegar em casa depois de um dia cansativo e ver uma história para se entreter, a audiência atual demonstra isso. Fazendo um comparativo com "Avenida Brasil" vemos que "A Regra do Jogo" é mais pesada.
A abertura da trama é belíssima, digna de uma grande produção. As peças do tabuleiro acompanham o ritmo da música, encenando a guerra do bem contra o mal. A escolha da música interpretada por Alcione também foi muito feliz.
Entre prós e contras temos uma boa perspectiva da "A Regra do Jogo" que promete trazer muitas emoções nos próximos capítulos. Vamos aguardar e ver quem irá se salvar na hora do juízo final.
0 comentários:
Postar um comentário