Pôster oficial da série "Por siempre Joan Sebastian"
Divulgação: Televisa
A história de Joan Sebastian começa na década de 50 na pequena cidade de Juliantla, localizada no município de Taxco, no estado de Guerrero. Joan é o segundo filho de uma família numerosa de camponeses que não passa um dia sem enfrentar grandes dificuldades financeiras, de modo que José Manuel tem que trabalhar muito duro para sustentar a família desde muito cedo. Ele faz de tudo para sobreviver com dignidade: vende gelatinas nas ruas, engraxa sapatos, semeia a terra, distribui leite com a ajuda de um burro e ajuda escolas e internatos. Mario Figueroa, seu pai, passa a buscar novas oportunidades de trabalho dentro e fora do país. Na adolescência, Joan Sebastian entra para o seminário onde ele descobre sua verdadeira vocação para a música e a composição. Ali mesmo ele se apaixona pela primeira vez por Flor, uma adolescente como ele, que lhe corresponde, mas pelo fato de mudar-se para longe, a garota é obrigada a abandoná-lo. Junto com este duro golpe, Joan Sebastian decide abandonar o sacerdócio.
Joan tinha muitos sonhos, mas pouco dinheiro para ajudar sua família. O jovem se vê obrigado a aceitar um emprego na manutenção de um resort no estado de Morelos, onde conhece a famosa cantora Ángela Martina, que se torna seu primeiro impulso para entrar no mundo da música.
O jovem Figueroa consegue gravar seu primeiro álbum, que o leva a tentar a sorte no norte do México e no sul dos Estados Unidos, para chegar finalmente a cidade de Chicago, onde ele começa a cantar e se apaixona por Leticia González, com quem se casa e tem três filhos: José Miguel, Rodrigo e Adrián. Nesta fase, ele muda seu nome artístico para Joan Sebastian. Em Chicago, ele também conhece uma de suas primeiras amantes. Marisa Yáñez é viúva de um compositor importante no México e a mulher com quem Joan Sebastian vive um tórrido romance, embora passageiro.
Joan Sebastian volta ao México para começar a sua história de triunfos profissionais, mas também para viver a crise de seu relacionamento com sua esposa Leticia, culminando na separação. Nesta ocasião, Marylupe, uma jovem da cidade de Juliantla, entra em sua vida e lhe dá uma filha.
As dificuldades conjugais de Joan caminham no sentido oposto aos maiores sucessos de seus álbuns e suas apresentações. Ele é um compositor muito versátil e sabe misturar vários gêneros e estilos de música popular. Desde o solo de guitarra até o ritmo de banda, mariachi e trio. Desde a música rancheira, até o pop e a música tropical.
A fase adulta e de sucesso é marcada por uma segunda relação muito importante em sua vida com a atriz e cantora Maricruz, com quem tem um filho chamado Julian. Com Maricruz vive sua primeira experiência como ator de televisão, ao encarnar o personagem de Jonas na novela "Tuyo" cuja produção também conhece a jovem estrela Ivette Morán, que será o elemento-chave para destruir seu segundo casamento.
No ano 2000, após alguns sinais de fraqueza, Joan Sebastian é diagnosticado com câncer nos ossos e sua vida toma um novo rumo. Ele deixa o hospital por vontade própria, continua a trabalhar com afinco e passa a fazer tratamentos alternativos que ajudam a curar a sua alma e a ser um exemplo para combater a doença mortal, que vai sobreviver por mais de uma década. Um ano após o diagnóstico, sofre sua primeira crise grave de saúde, que faz cair em um coma do qual ele consegue ir em frente para iniciar dois novos relacionamentos emocionais, um com Maika Jiménez, com quem terá uma filha, e outro com Celina Esparza, com quem ele terá duas filhas.
Em 2006 a infelicidade chega na casa de Joan Sebastian quando seu filho Rodrigo, de apenas 27 anos, é morto em um concerto de seu pai, no estado do Texas. A morte de seu terceiro filho aumenta a vontade do compositor de lutar. Em contrapartida a sua dor, ele consegue cada vez mais sucesso, dinheiro, reconhecimento e inspiração. Quando Joan Sebastian já se tornou um emblema da luta contra o câncer, a tragédia volta a bater em sua porta e, desta vez para seu segundo filho. Adrian é assassinado em Cuernavaca em 2010. Joan tem que fazer um esforço supremo para sobreviver à perda e consegue prêmios nacionais e internacionais, tornando-se um dos compositores mexicanos e artistas mais premiados na história da música nacional.
Em julho de 2015, depois de lutar pela vida, pela estabilidade e pelo bem da sua família, Joan Sebastian morre aos 64 anos no seu rancho em Teacalco, Guerrero.
Joan Sebastian é um exemplo de força, determinação, talento e entrega. Em sua história há episódios cheios de paixão, dor, esperança, mas especialmente de música, de música nascida da alma de um compositor que foi justamente chamado de "poeta do povo".
Fonte: Televisa