Notícias

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

As cinco melhores aberturas de novelas brasileiras de 2017


A abertura de uma novela é o cartão de visitas, é a primeira impressão que fica. Noveleiro de verdade, sempre espera para ver pela primeira vez como é a abertura daquela nova novela. Quem nunca fez isso? Neste post, selecionamos as cinco melhores aberturas de novelas brasileiras que rolaram em 2017.

1) Novo Mundo (Rede Globo / Direção Geral: Vinícius Coimbra): A novela de Alessandro Marson e Theresa Falcão, ambientada no início do século XIX, foi um dos grandes sucessos de 2017. A abertura traz o espírito de aventura que trazia a história. Como telespectador, você se sente parte da sequência, muito bem executada em animação 3D, com vários enquadramentos e movimentos de câmera. A trilha principal, composta por Sacha Amback, é a cereja do bolo.



2) Pega Pega (Rede Globo / Direção Geral: Marcus Figueiredo): Mais uma novela que caiu no gosto do público e que investiu na ação em sua abertura. O roubo do fictício hotel Carioca Palace, arquitetado pelos próprios funcionários, é o acontecimento que movimenta toda a história. Na abertura, realizada em painéis de Chroma Key e finalizada com efeitos de computação gráfica, os modelos atuam como os personagens da trama, em um total clima de perseguição. As portas sugerem um labirinto, que vai revelando diversos cenários que remetem ao hotel onde se passa a história.



3) Tempo de Amar (Rede Globo / Direção Geral: Jayme Monjardim / Adriano Melo): De acordo com a proposta desta novela, que é mais cadenciada em relação às duas citadas acima, "Tempo de Amar" traz uma abertura mais lenta, que explora as grandes histórias de amor através dos tempos. São elas: Adão e Eva, Cleópatra e Marco Antônio, Lampião e Maria Bonita, Helena de Tróia e Páris, Zumbi e Dandara, além de Romeu e Julieta. Mais uma vez, o Chroma Key foi necessário para que a pós-produção pudesse realizar a inserção de ilustrações à frente e atrás dos modelos, criando o efeito de profundidade. Cada sequência foi gravada com uma Câmera Super Slow.



4) Apocalipse (Record TV / Direção Geral: Edson Spinello): Por meio da computação gráfica, a abertura de "Apocalipse" retrata o caos do fim dos tempos, com direito a tempestade, apagão, tornado e queda de meteoros. As verdadeiras bestas, que escondem o símbolo 666, são retratadas pela figura dos políticos. Um dos detalhes mais chocantes é ver a destruição da cidade de Brasília e de um dos cartões postais do Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa.


5) Belaventura  (Record TV / Direção Geral: Ivan Zettel): A abertura de "Belaventura" é bastante curiosa e se baseia em três pilares para contar em pouco tempo uma história medieval. Reino e Poder, simbolizados pela mandala; Amor e Romance, simbolizados pelas rosas e a estrutura barroca, além da Batalha e Guerra, simbolizadas pelas armas dos condados de Redenção e Valedo, que se transformam em um escudo. Todos os movimentos, realizado com técnicas de computação gráfica, seguem o ritmo da música tema, composta por João Jacques Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário