Notícias

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Aberturas de Novelas - Café Con Aroma de Mujer (RCN, 1994)

Pôster da novela "Café Con Aroma de Mujer"
Divulgação: RCN Televisión

Em 1994, a RCN Televisión produziu a novela "Café Con Aroma de Mujer" para o extinto Canal A. Escrita por Fernando Gaitán e dirigida por Pepe Sánchez, trouxe Margarita Rosa de Francisco e Guy Ecker nos papéis principais.
Nesta história, Teresa Suárez (Margarita Rosa de Francisco), apelidada de "Gaviota", e sua mãe Carmenza Suárez (Constanza Duque), são duas catadoras de café que viajam durante o ano para diferentes zonas cafeeiras da Colômbia em busca de trabalho onde há colheita. Todo mês de Outubro, quando o eixo do café começa seu pico, elas se mudam para a fazenda Casablanca, onde têm trabalho garantido por seu proprietário, Octavio Vallejo. No início de uma das colheitas, Vallejo morre e toda a sua família, que está espalhada pelo mundo, retorna à Casablanca para o funeral. 
Depois de muitos anos de ausência, seu neto Sebastián Vallejo (Guy Ecker) conhece Gaviota e, com isso, supera o trauma que tem pelas mulheres. Na divisão dos bens, é revelado que a fortuna da família Vallejo será deixada para o neto que for pai do primeiro filho homem. 
Depois de alguns encontros os dois se apaixonam loucamente, sendo a primeira experiência concreta do amor de cada um. Sebastián precisa voltar a Londres para concluir seus estudos e combina com Gaviota de se reunirem depois de um ano para que se casem. Logo após sua partida, Gaviota descobre que ela está grávida. Não tendo meios de se comunicar com ele e de não ter ninguém para ajudá-la, decide viajar sozinha à Europa para procurá-lo. Em sua jornada, ela é enganada por uma rede de tráfico de pessoas, que aproveita sua ingenuidade, na esperança de explorá-la como prostituta em Paris.
Depois de um ano, Sebastián retorna à Colômbia para cumprir seu compromisso com Gaviota. Ao chegar à cidade, ele descobre que Gaviota foi para a Europa como uma prostituta. Desanimado, e sendo influenciado por seu ganancioso primo Iván Vallejo (Cristóbal Errázuriz), ele se casa com sua amiga Lucía Sandoval (Alejandra Borrero) que concorda em compartilhar sua vida com Sebastián, sem sexo, em troca de estar ao seu lado.
Gaviota, que no exterior se chama Carolina Olivares, finalmente retorna à Colômbia e chega a Casablanca no mesmo dia do casamento entre Sebastián e Lucía. Desapontada ao descobrir o que aconteceu, Gaviota decide procurar sua mãe e fugir para sempre da Casablanca com o intuito de procurar um futuro melhor em Bogotá. Na capital, depois de passar muitas dificuldades, ela consegue retornar ao mundo do café ao começar a trabalhar na Cafexport, empresa exportadora da família Vallejo, usando sua identidade de Carolina Olivares. 
Sebastián, por outro lado, lamentando seu casamento fracassado, decide usar todos os seus meios para procurar Gaviota. Sua busca o coloca em conflito com Lucía, que descobre tudo e faz todo o possível para preservar seu casamento, enquanto Iván e sua esposa Lucrecia (Silvia de Dios) planejam separá-lo a todo custo de Gaviota para ficarem com toda a herança de Octavio Vallejo.
"Café Con Aroma de Mujer" é considerada uma das novelas mais bem-sucedidas da televisão colombiana. Sua chegada ao Brasil foi bastante tardia, 7 anos depois de sua realização. Tal demora trouxe uma novela bastante envelhecida, com imagens, vestuários e penteados antiquados. Não parecia uma novela "atual" e pertencente à época em que estávamos assistindo. No entanto, a química do casal principal e a força da trama compensaram qualquer estranhamento que pudesse vir a causar ao telespectador.
Não existe um dado exatamente oficial sobre como esta novela foi adquirida pelo SBT. No entanto, alguns jornais, revistas e sites chegaram a noticiar que a emissora de Silvio Santos teria adquirido a trama no ano 2000 dentro de um pacote de novelas da Venezuela e Colômbia. Além de "Café", a única produção colombiana, o pacote contava com outras três tramas venezuelanas: "Kassandra" (produção de 1992 da RCTV), exibida no SBT no ano 2000, além das inéditas "Mundo de Fieras" (produção de 1991 da Venevisión) e "Quirpa de Tres Mujeres" (produção de 1996 da Venevisión).
De olho no sucesso de "Café Con Aroma de Mujer", a história de Fernando Gaitán ganhou duas versões mexicanas. Em 2001, a TV Azteca produziu "Cuando Seas Mía", com Sergio Basañez e Silvia Navarro nos papéis principais. Em 2007, foi a vez da Televisa produzir "Destilando Amor", com Angélica Rivera e Eduardo Yañez nos papéis principais.

"Destilando Amor" e "Cuando Seas Mía": Duas versões de uma mesma história
Foto: Divulgação / Montagem

Na coluna desta semana, confira a abertura original da novela, que não foi exibida no Brasil. O tema principal, intitulado Gaviota, é interpretado por Margarita Rosa de Francisco.

Créditos: RCN

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? café com Aroma de Mulher é uma das minhas novelas prediletas....Voa tão aaaaaaaalto.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir