Notícias

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Aberturas de Novelas - Mujer de Madera (Televisa, 2004)

Pôster oficial da novela "Mujer de Madera"
Divulgação: Televisa

Em 2004, o escritor Alejandro Pohlenz escreveu a novela "Mujer de Madera" baseada na ideia original de Emilio Larrosa, que também assina a produção como Produtor Executivo. 
A trama começa há muitos anos atrás, quando a pequena Marissa Santibáñez (Natalia Juárez) tenta fugir com sua família de um incêndio florestal perto de seu rancho, mas uma árvore cai no carro da família e Marissa consegue salvar Aida, uma de suas duas irmãs. Quando tenta voltar para resgatar Lucrecia, o carro explode com a menina e seu pai, Don Aarón (Julio Alemán).
Os anos passam e Marissa torna-se uma bela mulher. No momento que está prestes a se casar e formar uma nova família ao lado de César (Jaime Camil), surge na igreja uma mulher chamada María Eugenia, revelando que está grávida de César. O casamento é cancelado e o coração de Marissa endurece.
Por causa de um problema de invasão de terras, Marissa é forçada a voltar para seu rancho com sua tia Piedad (Maya Mishalska) e Aida (Ludwika Paleta). Ao passar uma temporada por lá, Efrain (Carlos Cámara Jr.), o capataz do rancho, se apaixona por Marissa. Aida conhece Carlos (Gabriel Soto) e se apaixona por ele. O rapaz é filho da cozinheira da família Santibáñez e trabalha como biólogo. No entanto, Aida não é correspondida e Carlos também se apaixona por Marissa, fazendo com que comece uma rivalidade entre as duas irmãs. 
César é infeliz com sua esposa e filha, porque ele jamais esqueceu Marissa. Para amenizar suas frustrações, ele se refugia na bebida. 
Longe da cidade, Aarón e Lucrecia (Adamari López) estão vivos. Aarón foi resgatado por uma estranha mulher que está apaixonada por ele, enquanto Lucrecia foi resgatada por um curandeiro e sua mulher. 
César é abandonado pela esposa, que leva sua filha. Na fuga, María Eugenia morre em um grave acidente e sua filha fica paralítica. Depois de tudo, César volta a procurar Marissa, mas ela já está completamente apaixonada por Carlos.
"Mujer de Madera" tem um dos casos mais estranhos com troca de atrizes no meio da história. A protagonista Edith González foi pega de surpresa ao descobrir que estava grávida e o ritmo intenso de gravações poderia comprometer sua gestação. Com isso, a atriz pediu seu afastamento da novela.
Com a novela relativamente avançada, qual seria a melhor forma de resolver este problema? A solução, embora drástica, foi bastante criativa. A protagonista, até então vivida por Edith González, foi vítima de uma explosão no meio da floresta, ficando com seu rosto completamente desfigurado. Na sequência, a personagem fica hospitalizada e sem mostrar seu rosto por vários capítulos. Depois de passar por várias cirurgias para reconstruir seu rosto, voilà! Marissa Santibañez ganha o rosto da atriz Ana Patricia Rojo.

Em "Mujer de Madera", Edith González  deixa a novela, sendo substituída por Ana Patricia Rojo

É claro, que diante de tal problema, a solução foi razoável para justificar a troca de protagonista. A novela não era uma unanimidade em audiência, mas houve uma tentativa em recuperar o projeto. 
Outro ponto negativo desta novela foi a péssima atuação de Jaime Camil. O ator conseguiu a proeza de ser canastrão durante toda a história. Definitivamente, seu desempenho é infinitamente melhor quando atua em comédias. 
Mesmo com tantos problemas, "Mujer de Madera" sobreviveu por 205 capítulos, sendo uma das produções mais desastrosas daquele ano. Não será lembrada como uma novela de sucesso.
As grandes mudanças fizeram com que a novela tivesse várias aberturas, mas todas tinham algo em comum: os cenários naturais. Nesta, por exemplo, o elenco é apresentado em uma floresta. Várias cenas foram gravadas à noite, dando um toque de mistério à sequência. O tema principal, intitulado Mujer de Madera, foi interpretado pelo cantor Cristian Castro.

0 comentários:

Postar um comentário