Em 1983, Janete Clair escrevia sua última novela na TV. Em uma história que mostrava um político dividido entre o amor e sua carreira, "Eu Prometo" foi a aposta da TV Globo para a reabrir sua faixa de novelas às 22 horas.
A trama narra a história de Lucas Cantomaia (Francisco Cuoco), um deputado bastante popular, casado e muito fiel aos seus valores éticos. Graças ao seu trabalho sério, Lucas consegue a confiança da população e prepara sua campanha para chegar ao Senado. Sua vida muda ao conhecer a jovem fotógrafa Kelly (Renée de Vielmond). A partir daí, Lucas se questiona: abandonar um casamento de 23 anos para viver um grande amor ou manter um casamento de aparências para não arranhar sua imagem pública?
Diferente de outras novelas da TV Globo, que eram exibidas em capítulos diários de 45 minutos, todos os capítulos de “Eu Prometo” foram reduzidos em 15 minutos, para que Janete Clair tivesse uma carga de trabalho menor. Na ocasião, a autora passava por um momento delicado de saúde, por causa de um câncer no intestino, e não tinha condições de assumir a novela sozinha. Mesmo fragilizada e não querendo deixar de trabalhar, a autora excepcionalmente escreveu a trama com a colaboração de Glória Perez.
Janete Clair faleceu no dia 16 de novembro de 1983, aos 58 anos de idade, deixando a novela inacabada. Com a supervisão de Dias Gomes, Glória Perez continuou a escrever a trama até o seu desfecho.
Criadora de grandes sucessos da TV, Janete será sempre lembrada como uma das escritoras mais brilhantes de nossa teledramaturgia. Na coluna de hoje, reveja a abertura da novela.
0 comentários:
Postar um comentário