Notícias

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Coluna: Jaime Camil em 5 faces


Jaime Federico Said Camil Saldanha da Gama, mais conhecido como Jaime Camil, é um artista de várias qualidades. Além da atuação, já foi apresentador de TV, compositor e cantor. Filho de um empresário mexicano e uma artista plástica brasileira, passou a ser conhecido no Brasil por sua atuação em novelas mexicanas. Entre os vários papéis que já realizou, resgatamos 5 faces diferentes de Jaime Camil.


Mi Destino eres Tú (2000): Em seu primeiro papel em novelas, Jaime interpretou Mauricio Rodríguez Calderón, um homem que não mede esforços para conseguir o que deseja. Ele ama sua mãe, mas odeia Augusto (Julio Alemán), seu pai, que constantemente o humilha e despreza. Inteligente para os negócios, decide enfrentar o pai tornando-se seu maior rival nos negócios. No decorrer da trama, Mauricio compete com Eduardo (Jorge Salinas) para conquistar o amor de Andrea (Lucero). 
Nesta novela, Jaime encarna um dos protagonistas da trama. Experiente na TV como apresentador, acabou enfrentando  alguns tropeços em sua primeira empreitada como ator. Sua atuação era bastante discutível, pois não passava nenhuma naturalidade.


La Fea Más Bella (2006): Seis anos depois de seu primeiro protagonista, Jaime reaparece diferente ao interpretar o mulherengo Fernando Mendiola. Seu personagem tem dificuldade em reconhecer seus erros, costuma ser muito sociável e amigável, mas ele supera suas habilidades e perde sua segurança quando ele não controla uma situação. É inteligente e responsável, mas pode ser ambicioso, egoísta e impaciente. No início, era um homem bastante superficial, mas ao dividir sua rotina de trabalho com Letty (Angélica Vale), uma mulher desprovida de atributos físicos, acabou caindo em sua própria armadilha ao tentar seduzi-la para que ela o continuasse ajudando com manobras ilícitas nos negócios da família.
Em "La Fea Más Bella", Jaime evoluiu como ator e mostrou um grande habilidade para a comédia, talento que o levaria a fazer outros personagens marcantes.


Los Exitosos Pérez (2009): Nesta produção gravada na Argentina para exibição no México, Jaime enfrentou um grande desafio: interpretar dois personagens. De um lado, Martín Pérez é o âncora do jornal mais famoso do país. Vive um casamento de fachada com Sol Pérez (Ludwika Paleta), sua companheira de trabalho. Martín é homossexual e tem um relacionamento em segredo com Tomás (José Ron), filho do dono do canal em que trabalha, o Global News. Depois de uma acalorada discussão com Franco Arana (Rogelio Guerra) por conta de sua saída da emissora, Martín sofre um acidente e fica em coma profundo.
Nesta parte da história, Camil surge como Gonzalo (Jaime Camil), um ator e professor de teatro muito semelhante fisicamente a Martín. Achando que matou o jornalista mais famoso do país, Franco se depara com ele e lhe oferece uma grande soma em dinheiro em troca de se passar por Martín. Diante das dificuldades financeiras, Gonzalo aceita a proposta e assina um contrato sem saber em que enrascada estava se metendo.
Em "Los Exitosos Pérez" Jaime fez comédia e drama em uma história bastante diferente, saindo-se muito bem nos dois papéis. Ele chagou a gravar uma cena de beijo gay com José Ron, mas por decisão da Televisa na época, a sequência foi vetada.


Por ella... Soy Eva (2012): Quando pensamos que Jaime teria encarado um grande desafio em "Los Exitosos Pérez", ele não imaginaria o que lhe esperava em "Por ella... Soy Eva". Nesta novela, ele volta a interpretar dois personagens, um homem e uma mulher, mas dentro da mesma pessoa. Juan Carlos Caballero é um homem sedutor e mulherengo, mas não se atreve a se envolver com mulheres que são mães solteiras. Vice presidente operativo do Grupo Imperio, ele arma um plano para salvar sua pele dentro da empresa. Juan se passa por um argentino apaixonado, para seduzir Helena Moreno (Lucero), uma das funcionárias da Imperio, e lhe roubar seu projeto de desenvolvimento turístico. No entanto, o que era plano acaba se transformando em seu pior pesadelo. Juan se apaixona por Helena, mas também é acusado injustamente de um rombo financeiro na empresa e precisa desaparecer para provar sua inocência. Um acidente de carro faz com que ele seja dado como morto pela polícia. Sem identidade e perdido, Juan conhece Mimi (Patricia Navidad) e com sua ajuda, consegue se transformar em Eva, o seu eu-feminino, uma figura extravagante, simpática e falante. Nesta aventura, Juan muda sua percepção sobre as mulheres e se torna um homem de verdade, para reconquistar Helena.
Com seu estilo único, Jaime garantiu boas risadas, especialmente na pele de Eva, um de seus melhores papéis na TV.


Qué Pobres Tan Ricos (2013): Apostando em sua verve cômica, Rosy Ocampo convida Jaime para viver o protagonista Miguel, um playboy falido, em "Qué Pobres tan Ricos". Acostumado ao luxo e conforto, Miguel perde todo o seu dinheiro da noite para o dia, por conta de uma dívida milionária e passa a ser perseguido pela lei. Por circunstâncias da vida, Miguel e sua família acabam indo morar com os Menchaca, uma autêntica família de bairro. Sob o mesmo teto, as duas famílias se deparam com choques sociais e culturais. Lá, ele conhece Lupita (Zuria Vega), que com o acordo diário acaba se apaixonando.
Nesta novela, Jaime realizou mais um ótimo trabalho, mostrando que os papéis mais engraçados são a sua maior especialidade. "Qué pobres tan ricos" foi seu último trabalho em novelas e existe a grande possibilidade de ser exibida no Brasil, pelo SBT.

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu sou fã do Jaime Camil!!! Espero realmente que o SBT exiba a novela citada por você!!!!! Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo Carnaval! Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
  2. me encanta todo lo que el hace y como lo interpreta

    ResponderExcluir
  3. Jaime Camil sou sua fã numero 1 e quero seu autografo XDXDXDXDXDXDXDXD

    ResponderExcluir