Notícias

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Aberturas de Novelas - Lazos de Amor (Televisa, 1995)


Em 1995, Carla Estrada produziu "Lazos de  Amor" para a Televisa. A novela é considerada um clássico da teledramaturgia mexicana, que reinventou a fórmula das histórias com personagens gêmeos. A atriz Lucero enfrentou um grande desafio ao interpretar três papéis diferentes, conseguindo fazer deste trabalho, um dos melhores de sua carreira.
"Lazos de Amor" conta a história de María Guadalupe (Lucero), María Paula (Lucero) e María Fernanda (Lucero), trigêmeas idênticas, mas com personalidades diferentes. Na infância, seus pais sofreram um acidente de carro e María Guadalupe foi dada como morta. Longe do local do acidente, a menina é encontrada sem memória por Ana Salas (Maty Huitrón), uma mulher de origem humilde que sofre com a perda de sua mãe. Já que María Guadalupe não tinha nenhuma recordação de seu passado, Ana a cria como se fosse sua filha e investiga o passado da menina.
Anos mais tarde, María Fernanda tornou-se uma garota muito doce e determinada a encontrar sua irmã perdida, mas precisou aprender a lidar com a deficiência visual desde o acidente sofrido na infância. María Paula é mimada, egoísta e muito ambiciosa, querendo sempre ser o centro das atenções, em especial de sua avó Mercedes (Marga López) e do seu tio Eduardo (Otto Sirgo), o tutor das meninas.
María Guadalupe torna-se uma bela garota e desperta o interesse de Gerardo Sandoval (Juan Manuel Bernal). Pressentindo o perigo e que a verdade sobre María Guadalupe seja descoberta, Ana inventa o pretexto de que a menina está doente e foge com ela para a capital. Chegando a Cidade do México, as duas conhecem o taxista Nicolás (Luis José Santander), que as levam para se hospedar na pensão de sua avó Milagros (Silvia Derbez).
Com medo de que alguém reconheça María Guadalupe, Ana passa a limitar suas saídas pela cidade. No entanto, a avó de Nicolás descobre a verdade e o cerco começa a se fachar. María Paula também descobre que sua irmã está na capital e fará de tudo para que este reencontro não ocorra.
"Lazos de Amor" foi um grande sucesso na época e chamou a atenção por não ter o final feliz esperado por todos. A última cena da história sugere que María Paula, a trigêmea má, não havia morrido, mas sim María Guadalupe, a heroína, deixando no ar a dúvida para o telespectador. O final polêmico deu muito o que falar, causando grande repercussão.
No Brasil, a novela chegou com muitos anos de atraso, 11 anos depois, tendo uma exibição bastante morna pelo SBT. Esta defasagem foi um dos grandes fatores para a trama não ter emplacado por aqui. A imagem era antiga e o ritmo da história era outro. Se esta novela fosse exibida no SBT em horário nobre, como substituta da primeira exibição de "Maria do Bairro", em 1997,  seriam grandes as chances do canal de Silvio Santos ter emplacado outro sucesso.
A abertura da novela é muito lembrada pelos fãs. Carla Estrada sempre se esmerou em criar boas aberturas para suas produções. Aqui o papel laminado virou arte e o resultado final não decepcionou. O tema principal foi interpretado pela própria Lucero e levava o nome da trama: Lazos de Amor.

0 comentários:

Postar um comentário