Notícias

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Aberturas de Novelas - Teresa (Televisa, 1989)

Pôster da novela "Teresa"
Foto: Montagem / Reprodução

Em 1989, Lucy Orozco produziu "Teresa" para a Televisa, uma novela escrita por Francisco Sánchez e Silvia Castillejos, baseada na história original de Mimí Bechelani. A trama é bastante conhecida por trazer uma protagonista bastante peculiar.
Teresa (Salma Hayek) é uma jovem bonita e inteligente, que procura desesperadamente sair da pobreza. Ressentida com a vida miserável que levou sua irmã, planeja usar sua beleza e inteligência como uma forma de entrar no mundo do luxo, ao qual sempre desejou pertencer. 
Para conseguir seu propósito, ela faz com que sua companheira de estudos, Aurora (Patricia Pereyra), entre em seu círculo de amizades. No convívio com a nova "amiga", ela conhece Raúl (Miguel Pizarro), primo de Aurora e um jovem milionário, um pouco neurótico e com tendências suicidas. Teresa se aproxima do rapaz se fingindo de rica, e usa sua beleza para seduzi-lo. 
Tempos depois, Raúl descobre que Teresa estava mentindo sobre sua condição social, mas como está completamente obcecado por ela, ele a perdoa. Os pais de Teresa aceitam o romance da filha com Raúl, justamente para o jovem não tentar tirar a própria vida. 
Conforme a história vai avançando, outros homens vão se rendendo aos encantos de Teresa, como o humilde Mario (Rafael Rojas) e o milionário Héctor de la Barrera (Daniel Giménez Cacho). No entanto, sua ambição desmedida trará consequências que afetarão sua vida e a de seus familiares.
Para o papel-título desta novela, a escolhida foi a então desconhecida Salma Hayek, sendo esta sua primeira e única protagonista de uma novela mexicana. Em entrevistas, Lucy Orozco comentou que ficou surpresa ao conhecer a atriz iniciante nos corredores da Televisa, pois ela tinha a atitude que a produtora queria para a protagonista de sua novela: "Eu a vi sentada, fora do escritório de meu chefe e lhe perguntei seu nome. Ela levantou a sobrancelha e disse soberba: 'Salma Hayek'. Eu lhe perguntei: Gostaria de fazer um teste para novela? Ela respondeu: 'Para que papel? O de protagonista?'. Respondi à ela que iria pensar. Mas naquele momento já sabia que ela era a Teresa que buscava", concluiu Orozco.
Assim como as versões anteriores (a original em 1959; outra em 1961, realizada para o cinema e uma terceira em 1965, um remake produzido no Brasil), "Teresa" foi um grande sucesso. A versão mais recente, produzida em 2010, pode ser vista novamente na tela do SBT em sua primeira reprise.
Na coluna desta semana, confira a abertura original da versão de 1989. O tema principal instrumental, que leva o nome da novela, foi composto por Guillermo Méndez Guiú.
Créditos: Televisa

0 comentários:

Postar um comentário